Tesouro Direto

tesouro-nacional

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA.

 O TESOURO DIRETO E SUAS REGRAS
 O QUE É: Papéis da dívida pública federal que podem ser comprados pelo investidor diretamente do governo. O próprio investidor decide quais títulos comprar e pode vendê-los quando quiser. O governo garante a recompra
 COMO INVESTIR: O investidor se cadastra em alguma instituição autorizada pelo Tesouro (corretora ou banco) e recebe a senha de acesso a uma área restrita, em que são realizadas as operações de compra e venda. No site do Tesouro há os preços e as taxas dos títulos
 VALOR MÍNIMO: A quantidade mínima de compra é a fração de 0,01 título, ou seja, 1% do valor de um título, desde que seja respeitado o limite mínimo de R$ 30 e o máximo de R$ 1 milhão por mês
 ENTENDA OS TÍTULOS
 >>Tesouro Selic
 Rentabilidade: Taxa Selic  / Destinação: Cenário in-certo ou previsão de juro salto
 >>Tesouro IPCA+
 Rentabilidade: IPCA + juro prefixado* do dia da compra / Destinação: Proteção contra a inflação e garantia de juros real*, acima da inflação
 >>Tesouro IPCA+ com juros semestrais
 Rentabilidade: IPCA mais juro prefixado* do dia da com-pra. Juro pago a cada 6 meses  /  Destinação: Proteção contra a inflação e garantia de juros real*, acima da inflação
 >>Tesouro prefixado
 Rentabilidade: taxa prefixada* do dia da compra  / Destinação: Para quem acha que a taxa negociada será maior que a Selic do período
 >>Tesouro prefixado com juros semestrais
 Rentabilidade: Taxa prefixada* do dia da compra. Juro pago a cada seis meses / Destinação: Expectativa de juro em queda e horizonte de tempo longo
Anúncios

2.733 comentários sobre “Tesouro Direto

  1. Colegas, pensando em utilização dos recursos nos próximos 3 meses, acreditam que surgirá uma “janela” melhor do que a atual para venda de LTNs e NTNBs longas?
    Temo que eventual fracasso da reforma da previdência e/ou relatório da próxima reunião do Copom façam as taxas subirem…

    Obrigado 🙂

    Curtir

  2. Oi pessoal, sou nova no ramo dos investimentos (perfil conservador e procura por fácil operação) e tenho uma aplicação no IPCA+ (NTNB) já na menor alíquota do imposto e avaliando o gráfico do extrato mensal também fiquei com essa dúvida se era um bom momento de vender… os juros aos quais vcs se referem seriam aqueles que ainda vão incidir até a data do vencimento? É isso? No momento entendi que a taxa contratada era de aprox. 7% e hoje o rendimento estaria com esse referencial dos juros em 10% e em queda…. A longo prazo sem intenção de operar o recurso então valeria a pena arriscar e ficar? Ou qual seria uma opção alternativa para retirada e re-investimento do valor? Tenho 2 aplicações no mesmo modelo…..

    Curtido por 1 pessoa

    • Jô,

      Quando vc aplicou vc tinho o que em mente? Qual objetivo? O prazo escolhido tinha um foco?

      o investidor precisa ter foco e objetivos. Ficar a deriva o deixa com duvidas e confuso. Seja ele iniciante ou expert.

      Se vc precisa do capital e o ganho esta adequado, venda. E uso o capital. Na minha opiniao, so vale uma venda antes do prazo quando vc tem claramente:

      Um novo objetivo pro capital
      Acha que onde esta vai inverter e vc perderá capital
      Mudou o perfil e precisa rebalancear a carteira, vendendo para proteger parte do ganho e arriscar mais uma outra parte

      Cada investidor vai colocar inumeros outros itens. E cada um lista o que deseja nessa lista citada por mim. Pare e repense esse seu capital. No inicio do seu topico, vc se destaca como COnservador e deseja facil operação. Não consigo ver esse tipo de perfil operando TD ou Juros com compras e vendas nas curvas, pra operar ganhos em janelas de tempo.

      Nao sou o dono da verdade. Busco tentar ajudar a cada investidor a se encontrar e a refletir antes da decisao final. Quem decide o rumo de seu capital é apenas vc. Se o lucro ta te incomodando agora e vc o quer na conta corrente….tome a decisao que lhe agrada e lhe deixe sempre confortável. Investimento tem que ser simples. Nao ta agradando….liquida e faz o wue lhe agrada. Mais é importante entender as variáveis para não mexer demais e com isso fazer o patrimonio descer ladeira….quando na verdade o ideal e fazer o patrimonio subir ladeira 😉

      Espero ter ajudado.

      Valeu!!!

      Curtido por 1 pessoa

      • Oi Gama, obrigada por compartilhar sua opinião.
        No momento não estou precisando do capital, meu objetivo ao aplicar é deixar o dinheiro rendendo para uso dentro de uns 10 anos. Por isso perguntei atualmente quais as opções alternativas ao IPCA+ (NTNB) que possam ser interessantes tendo em vista a proteção do capital e elevação do rendimento num eventual cenário de queda dos índices que estão atrelados à atual aplciação. Obrigada

        Curtido por 1 pessoa

    • O que acha das LTNs? Taxas sobem ou descem?
      Mercado parece ter precificado bastante o pessimismo com a reforma da previdência, mas não sei se essa tendência seguirá depois da próxima reunião do copom…
      Em outras palavras, penso se esta é uma boa oportunidade para vender minhas LTNs ou janela para aproveitar boas taxas.

      Curtido por 1 pessoa

      • Prefixado eu zerei faz alguns meses. Pra mim fica no 7% e isso ta precificado.

        Tenho sensação que os 7% não duram muito e ta hoje com cara que vai subir,mais do que se manter ou baixar…..veja apenas sensação.

        A posição em pre foi feita pra ganho rápido. Quando começou a onda de baixar os juros iniciei posição. Foi performando eu fui zerando a medida que achava que estava perto do limite.

        mais nesse mundo não tem certo ou errado. Veja seus planos e objetivos. Vai que muda tudo com uma canetada? Brasil, tudo pode ocorrer 🙂

        Valeu!!!

        Curtido por 1 pessoa

      • Gama escreve: “Não sei…peguei com boas taxas (6%). Vender agora e colocar onde? Não a pressa para esse pacotinho que tenho. To seguindo olhando….mais o plano é usar somente la mesmo”

        Ora, o valor de mercado das NTNs vão ficar mais ou menos no empate com o CDI enquanto os juros ficarem estaveis EMBAIXO. Assim que a expectativa começar a subir ou se a SELIC começar a subir mesmo, as NTNs vão despencar pois no fundo eles tbm são essencialmente pré-fixados. Ou seja, de hoje até lá pra frente quando a SELIC estiver no alto outra vez a NTN e as LTN vão andar pra trás. Vc pode aproveitar todo esse tempo e ganhar nem que seja um pouco acima do CDI pra recomprar seus papeis lá na frente.

        Curtir

    • Não sei…peguei com boas taxas (6%). Vender agora e colocar onde? Não a pressa para esse pacotinho que tenho. To seguindo olhando….mais o plano é usar somente la mesmo (isso se 35 ainda existir 🙂 )

      Nos juros sou conservador. Se explodir as taxas faço mais um pacotinho e vou garantindo meus juros reais pra quando tiver cheio de cabelos brancos 🙂

      Valeu!!!

      Curtido por 1 pessoa

      • Gama, eu refleti muito quando as taxas estavam caindo e achei que era um bom momento pra vender as NTN-Bs depois do soluço da delação da JBS. Mas depois de uma postagem sua, sobre manter as 2035 “para aposentadoria”, refleti e vi que se vendesse na queda atual, abriria mão de uma excelente taxa por mais de 18 anos. Ou seja, no gráfico teria lucro na venda considerando a marcação a mercado, mas ainda assim abaixo de todo o potencial de se manter os títulos até o vencimento. Aquietei o facho, e segue o jogo. Se subirem mais, perco no curto prazo, mas com certeza ganho no longo prazo, e aproveito para injetar dinheiro novo nos títulos.

        Curtir

      • Por exemplo, nesta LTN que vence agora em janeiro de 2018, mesmo que eu capturasse o lucro (preço real – linha azul) acima do valor teórico (linha verde) em qualquer momento anterior, considerando a “distância” entre o preço real e o preço teórico, ainda lucraria menos do que deixando o título até o vencimento (em breve).

        Curtir

      • Richie, tem certeza desta sua última informação?
        Essa é uma dúvida que sempre tive.
        Será que a diferença no rendimento não se dá apenas pelo fator tempo (afinal, vendendo agora, você perde os juros do tempo que falta para o vcto)?
        Pois, se for só o fator tempo, daria na mesma liquidar agora a posição ou esperar vencer (para facilitar a compreensão, imagine que você vendeu a LTN hoje e hoje mesmo compra uma igual. Como na data de vencimento o preço de mercado será = ao valor real, conclui-se que não houve lucro ou prejuízo – se não houvesse os spreads de compra/venda…) Ou não?

        Curtir

      • Justamente por isso que sempre me pergunto antes de olhar as taxas ao longo do caminho traçado: se vender agora vou colocar onde? To visando pequenos ganhos durante o período ou quero seguir em frente e la quando for ” veinho” ter aquele capital devidamente protegido e crescido? Ate concordo com os amigos que vendem e depois retornam, isso da dinâmica ao mercado de juros. É quem sabe fazer pode ter o mesmo resultado la na frente. É ate melhor. Mais ai teve um pouco de.mais trabalho e.mais monitoração constante. Prefiro olhar juros como conservador ao extremo e deixar a gestão ativa nos MM.

        Valeu!!!

        Curtir

      • Ha… mas perai. Se você vender hoje, sabendo que o valor de mercado do papel não vai subir muito mais pois os juros não vão cair muito mais, ora….. vc aplica o dinheiro em alguma coisa segura tipo um coquetel de fundos de CP e quando os juros voltarem a subir e for recomprar, obviamente vc vai vai conseguir mais papeis do que se tivesse grudado neles. Não tem contraindicação pra esta receita – ou tem? Todo tempo que a SELIC ficar em baixo somado ao tempo que vai subir, enquanto o valor de mercado dos papeis (tanto LTNs como NTNs) não vão acompanhar nem o CDI com certeza, o dinheiro da venda está rendendo acima do CDI. Novamente: qual a possível contraindicação?

        Curtido por 1 pessoa

      • Vai por ai mesmo Geovani. Mais não dá pra saber o que vai rolar. Justamente nesse ponto que ficamos com nossos pensamentos: O valor de mercado do papel não vai subir muito mais….por que? Não vão cair mais por que? Ou seja, o investidor que acha que ta na hora….opera. Aquele que não quer trabalho e desde o começo investiu pra usar somente la na frente seja com inflação em 1000% seja numa nova economia…..fica ate o vencimento. Claro que nos extremos cada um vai se ajustando como pode.
        Nem sei se ajudei ou se atrapalhei mais ainda 🙂

        Valeu!!!

        Curtir

      • Titchie escreve: “Por exemplo, nesta LTN que vence agora em janeiro de 2018, mesmo que eu capturasse o lucro (preço real – linha azul) acima do valor teórico (linha verde) em qualquer momento anterior, considerando a “distância” entre o preço real e o preço teórico, ainda lucraria menos do que deixando o título até o vencimento (em breve).”

        Não! Pois se vc vende hoje vc vai deixar de ganhar um juro pequeno (da LTN até o vencimento) e vai trocar por um ganho maior, mesmo numa aplicação conservadora como um coquetel de fundos de CP, por exemplo. O seu raciocínio é falho no sentido que vc está imagindando que o dinheiro da venda das LTN vai ficar mofando em conta corrente. Certo?

        Curtir

      • Gama escreve: “Justamente por isso que sempre me pergunto antes de olhar as taxas ao longo do caminho traçado: se vender agora vou colocar onde? To visando pequenos ganhos durante o período ou quero seguir em frente e la quando for ” veinho” ter aquele capital devidamente protegido e crescido? Ate concordo com os amigos que vendem e depois retornam, isso da dinâmica ao mercado de juros. É quem sabe fazer pode ter o mesmo resultado la na frente. É ate melhor. Mais ai teve um pouco de.mais trabalho e.mais monitoração constante. Prefiro olhar juros como conservador ao extremo e deixar a gestão ativa nos MM.”

        Mas é ai que tá Gama. É falta de ter parado pra pensar um pouco. Não tem que esquentar a cabeça, não dá trabalho pq é uma estratégia de oportunismo raro, justamente na época de juros baixos. Vc vai vender digamos hoje; aplica em fundos CP, vc só vai pensar em recomprar as NTNs daqui há anos!! E é lucro certo com um minimo de trabalho – justamente. Saõ dois momentos de ação somente: a venda com juros baixos e a recompra com juros altos (mesmo que vc não pegue o fundo e pico, mesmo assim vc ganha mais do que segurar os papeis – com certeza. É um ciclo simples de vários anos.

        Curtido por 1 pessoa

      • Geovani, faz sentido o que disse, mas tem que ter uma boa rentabilidade atual pra compensar desmontar a posição e pagar duas vezes o imposto (com risco de que na segunda vez a alíquota seja ainda mais desfavorável se o prazo for curto). Vc recebe a rentabilidade mas o leão morde-a. Isso na LTN de vencimento em 2018.
        No caso das NTN-Bs tenho papéis acima de IPCA+ 7%, até 2035, ou seja, o risco do reinvestimento é muito grande.

        Curtido por 1 pessoa

      • É claro que a estratégia funciona muito bem para as LTNs. Nas NTNs vai depender se é principal ou juros semestrais e, a quanto foi contratado. A cima de 7% até 2035 já é pra pensar se vale a pena… A LTN-23, por exemplo, rendeu ~20% nos últimos 12 meses. Mas a curva de ganhos de 2016 foi bem mais acentuada, bem acima dos 20% (não tenho os dados exatos aqui).

        Vou tirar direto do gráfico:
        em 26/01/2016 estava 346,00. Em 25/10/2016 bateu 517,00. Isto dá 49,4%
        Se vendesse no dia 08/11/2017 a 611,00 (cotação do dia) daria 76,5% em menos de dois anos. Portanto trata-se de ganhos expressivos.

        Curtido por 1 pessoa

      • Gama, claro, eu entendi. No TD tem um grupo grande de pessoas, a maioria, que não quer esquentar a cabeça; pplmente quem tá com as NTN-Bs. Estou apenas ressaltando que o TD tem algumas janelas de oportunidade em que as coisas ficam um pouco mais previsíveis. Nunca MUITO previsiveis, no entanto… 🙂 No presente cenário acho que algo mais provável é – como vc disse – que os juros não caiam muito abaixo dos 7%. Agora, para quem vai comprar LTNs a proxima janela de longo prazo ainda vai demorar um bom tempo – seria só na próxima queda de juros, sabe lá quando.

        Curtir

      • Comprei a LTN de 2023 lá qdo estava na faixa de 12% e 10%, e hj está cm um bom lucro, mas já estabilizou no ltimo mes, e vou esperar o último corte em dezembro pra ver se dá mais uma mexida nele e vou me desfazer, pq assim q bater o fundo, eu acredtio em 2019 as axas voltem a subir um pouco, lá pra 10%, entao pretendo, vende e colocar em pós fixada de 122% da AGIPLAN ou Dacasa.

        Curtir

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s