Destaques do Gama

Gama

Investidor pessoa física e autodidata, Marcelo Gama tem mais de15 anos lidando com o mercado de capitais. Neste tempo se dedicou exclusivamente a estudar, analisar e escolher bons investimentos financeiros. O foco principal são os Fundos de Investimento. Marcelo Gama é formado em Educação Física pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Durante 10 anos trabalhou com crianças e adultos, de treinamento a estimulação aquática para bebes. Porém faltava algo além das aulas. Apaixonado por investimento, deixou as aulas para se dedicar exclusivamente ao mundo financeiro.

Neste espaço tentarei trazer os destaques dentro do universo dos Fundos de Investimentos, bem como novidades e experiências reais com as gestoras e seus produtos. Trocaremos ideias de como montar uma carteira de investimentos em Fundos e de como entende-los. Um espaço criado para todos que acreditam ou querem descobrir como é possivel fazer seu dinheiro crescer através dos Fundos de Investimento.

Sejam todos bem vindos e vamos que vamos…Fundos de Investimento na veia!!!

Fundos de Investimento - Gama  Fundos de Investimento – Gama

Um livro escrito para que outros investidores possam ter o que o autor não encontrou quando começou a investir: Informação!
De um jeito simples e de fácil entendimento o autor tenta mostrar o potencial dos Fundos de Investimento como ferramentas para aumentar o patrimônio e de como estar sempre buscando o melhor para o capital investido.

Fale com o Gama

O que olhar é algo muito pessoal. EU faço um check list que ta sempre mudando… conforme a realidade da economia:

  • Histórico do Fundo: Aqui olho tempo de vida e momentos de turbulência e euforia enfrentados;
  • Performance: Olho ano a ano e gosto muito de olhar o acumulado desde o inicio. ta subindo? ta de lado? ta caindo? Isso aponta uma direção que o fundo ta seguindo e que vem seguindo. De nada adianta ter ótimos resultados no ultimo ano se desde o inicio o fundo saiu da sua curva e ate hoje não voltou. Realmente curto muito olhar este dado;
  • PL X Cotista: Um PL elevado e um numero de cotista elevado é sinônimo de menos risco. Sendo pulverizado ou não, term um PL elevado e um bom número de cotista traz conforto, pois outros investidores estão la junto de ti. Aqui vale muito pena monitorar a cada 3 ou 6 meses o fluxo. Se ta crescendo PL, se ta entrando investidor, se ta saindo investidor e etc;
  • Liquidez: Vai depender do objetivo do investimento. Se for pra algo que necessite, OK. Se for pra algo que vai ficar 3,5 ou ate 10 anos parado….ja nao tem tanta serventia assim;
  • Custos: são muito importante para fundos mais conservadores. Os mais agressivos já não impacta tanto. Quando vc compara as rentabilidades, os custos já foram extraídos. Logo, em MM tanto faz custar 1,5%aa ou 3%aa….caso as rentabilidades sejam aquelas desejadas por vc. São poucos os fundos que tem baixa tx de adm e elevada tx de performance. Se achar, fique com estes que normalmente o gestor é mais parceiro do cotista. Pois ganha bem quanto o fundo ganha bem 🙂
  • Gestor e Asset: Muito peso na hora de decisão. Tem que ter renome. Tem que ter equipe atuando junto ha algum tempo. Sempre valido quando ja tem algo no mercado com destaque e lança algo novo. Que atende o investidor. Que envia material de analise (relatórios, informes, cartas e etc)
  • Dados estatísticos: sharpe e risco são sempre importante. principalmente na hora de optar por 2 fundos que tenham ficado na sua pesquisa previa. Lembrando sempre que tais dados só tem peso se o fundo tiver histórico de mais de uns 2-3 anos. Antes disso, já não possuem tanta relevância, pois com pouco histórico um único mês de ótimo ou péssimo resultado tem poder de alterar os dados de forma muito forte.

Enfim….isso é meu check list de agora. Semana que vem….mês que vem um ou outra item pode mudar. Os pesos que cada um tem tb vão mudando. Sempre de acordo com o momento vivido na economia. O basicão sempre será o basicão. Mais o perfil do investidor sempre deixara o meu check list diferente do seu. 🙂

NÃO É RECOMENDAÇÂO DE NADA!!!

4.161 comentários em “Destaques do Gama”

  1. Prezados Gama e colegas,

    Agradeço ao Gama pelos comentários a duas notas minhas:
    a) Aproximo-me dos 70 anos e por isso falei que gostaria de ser da sua geração. Importante você captar um ponto essencial na vida: “…a juventude segue intacta na alma e nos desejos”.
    b) entendi melhor o tema “carteiras recomendadas”.

    Desde janeiro de 2021, sou cotista do Hunter Total Return. Além do Verde Prev, é o único multimercado de minha carteira. Tem tido boa performance, com vol entre 6 e 7.

    Marcelo Mendes deixou, meses atrás, a equipe do Bahia Maraú para assumir a gestão da nova família de fundos Optimus (multimercado e renda fixa) no I.T.A.Ú. O começo é promissor.

    Abraços.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Alexandre Tupi,

      Eu que agradeço. E com certeza tem muita bagagem e experiência nestes quase 70 🙂
      Nossos posts são sempre bons. Mesmo discordando em alguns, o aprendizado sai. Ao menos pra mim, que me força ir buscar algo a mais pra ver se sustento ou altero alguma posição. Gosto muito disso. Debater e aprender. Sempre.

      O banco mencionado na parte de Asset esta ao meu ver dando um banho nos demais bancos tradicionais. Posso estar engando, pois não uso ele. Mas pelo o que vejo e leio, estão sempre com pegadas novas, trazendo novos nomes e com produtos que figuram bem nos quesitos retorno X risco e etc.

      Eles estão com as redes sociais empenhadas em campanhas pra educar os investidores. Por exemplo, nos ETF eles estão ensinando e ofertando bons produtos. Isso é bastante positivo ao meu ver.

      Já estou com esse Hunter na lista. Vou jogar alguns filtros e ver se ele me agrada. Antes eu tentava colocar vários Fundos na minha lista e no radar. Me deparei com muitos nomes e apenas uma cabeça pra analisar. Tava perdendo muito tempo e ficando travado enquanto o tempo passava. Hoje, na minha lista somente os que me agradam. E depois, no radar apenas os que realmente irão entrar na carteira pra ajustar ou substituir algum.

      Valeu!!!

      Curtido por 2 pessoas

    2. Muito bom isso
      Essa troca de experiências, ideias e projetos, independente se temos 70, 40 ou 20 anos

      O bancão laranja e azul, realmente está se esforçando. Contato mais direto, novos projetos.

      O Hunter tb está no meu radar e por isso que pautei para trocarmos opiniões sobre ele, características e possibilidades

      Curtido por 2 pessoas

  2. Pessoal,

    Destaque, para os que gostam de Cripto. Talvez seja um movimento que demais corretoras irão seguir:

    “Os clientes do banco BTG Pactual poderão investir diretamente nas criptomoedas bitcoin e ether por meio da plataforma Mynt, lançada nesta segunda-feira (20)”

    Vão poder movimentar pelo app do Digital. Bastante interessante. Ser pioneiro em algo sempre é válido. Esperar pra ver a reação dos clientes e do mercado.

    Valeu!!!

    Curtir

  3. Pessoal,

    Postei la na ficha dos FIP, mas trouxe aqui pra destacar tb:

    O VIGT11 ta consultando os cotistas para uma compra que possui conflito de interesse. O FIP quer ter o controle total da LEST.

    Eu votei a favor. La no começo do FIP compramos 49% da LEST. O restante ficou em 2 Fundo que tem a própria Vinci como gestora. O ativo agora complementa muito bem a carteira do VIGT. Ter os 100% torna o FIP mais robusto e rentável ao longo do tempo.

    Mas Gama, comprar agora pagando 161M não seria dar dinheiro pra Vinci? Sim. Mas quando compramos os 49% tb foi assim. Hoje, o ativo se valorizou. Acredito que seja algo normal, pagar mais por algo que valorizou e tem valor. A Vinci como gestora fez o certo em todas as etapas. E isso mostra que vale estar ao lado dela ao longo do tempo. Sei que muitos vão chiar e dizer que estamos dando dinheiro a Vinci. Não penso assim.

    Vale a pena ler os documentos e o memorando do escritório de direito que avaliou a equidade na transação. Sempre vai ter o investidor que não quer dar dinheiro pra gestora em que confiou e segue no Fundo gerido por ela. Isso tb entendo. Conflito de interesse ao meu ver, não deveriam existir. Um Produto financeiro deveria começar sem ter nada no seu pipeline ou ativos que gerem tal situação. Mas começou assim. E agora se resolve. Novamente, apenas minha opinião.

    Valeu!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gama, esta aquisição não vai reduzir a TIR estimada, que está bem alta, principalmente em função da queda do valor de mercado das cotas do FIP VIGT11?
      Isto aconteceu muito nos FII de gestão ativa, onde as novas aquisições não sustentavam os rendimentos (por isso os FII de gestão ativa via de regra não têm aumento de rendimentos/cota, até mesmo no setor “quente” de logística).

      Curtido por 1 pessoa

      1. Ainda avaliando isso.

        Na primeira olhada, reduz algo marginal no curto prazo. Depois, com o controle total e potencial valorização do ativo ao longo do tempo haverá geração de alfa ano após ano. No estudo deles, tem ate uma relação de incremento no yield anual após a negociação ser efetivada.

        Por hora, ainda vejo como positiva. Isso olhando MUITO la na frente.

        E vou um pouco mais longe e fugindo do foco do post. As quedas das cotas permitem que uma remuneração absurda seja atingida para quem estiver prestando atenção nos ativos e no mercado. Querendo ou não, sendo ou não a melhor análise pra fazer da uma enorme segurança e retorno pro investidor. E ter o controle total do ativo só deixa o FIP ainda mais seguro pro longo prazo. Veja, análise simplista de um mero investidor simplista 🙂

        Valeu!!!

        Curtir

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s