LCI / LCA

LCILCA

A LCI é um investimento em Renda Fixa, isento de Imposto de Renda para pessoa física e uma fonte de recursos para o setor imobiliário, pois possui como lastro créditos imobiliários.

Há o risco primário do emissor, mas conta com a segurança adicional de que está vinculado à carteira da de crédito imobiliário da instituição financeira; além disso, a LCI é elegível à cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Não pode ser resgatado a qualquer momento, mas é possível negociá-lo no mercado secundário; possui prazo mínimo de vencimento variando de acordo com o indexador.

 

A LCA é um título emitido por uma instituição financeira. É utilizado para captar recursos para participantes da cadeia do agronegócio.

O risco primário da LCA é da instituição financeira. Na inadimplência do banco, o lastro está penhorado por lei ao investidor final que pode requisitar sua propriedade ao juiz quando o banco não pagar o ativo.

Possui a mesma garantia do FGC e isenção de IR para pessoas físicas.

288 comentários em “LCI / LCA”

  1. Semana passada venceu uma LCA do BTG que eu possuia na corretora Necton (do mesmo grupo do Banco).
    Era atrelada ao ipca.
    Liquidaram por um valor menor, próximo à correção pelo IPCA, mas sem os juros.
    Reclamei, mas ainda não resolveram. O “assessor”, a princípio veio com uma conversa de uma inexistente variação de mercado, mas que iria envolver sua supervisora.
    A coisa já rola há 4 dias úteis e, até agora, nada.
    Como tenho outros títulos desse tipo com eled estou beeem preocupado.

    Curtir

    1. Para Lci/Lca com liquidez pós 90d, o BB baixou a taxa p/ 88% pelo app, mas acho que chega no mínimo a 90% falando com gerente e “mesa”.
      Bar Desco estava pagando 94% há uns dias, podendo chegar a 95% na mesa. Talvez essas taxas variem dependendo da modalidade de conta e valor já aplicado no banco.
      Lci Ytau estava 94% pelo app há uns dias, mas não é toda hora que fica disponível.
      Int&r já não vale mais a pena, taxas caíram de 1 ano para cá. Pagava 100%. Hoje a partir de 92%.

      Curtir

      1. O usual era esse bar desco emitir as lci com venc em 720d. As aplicações recentes foram com venc em 360d, e passaram a oferecer lca também. Só tenho investido na carência 90d, mas há opções sem liquidez diária com taxas maiores

        Curtir

      2. Consegui pegar IPCA+8,61% no mercado secundário há alguns dias!

        No primário, peguei IPCA+7,15%!

        Enfim, tem que garimpar e ter o dinheiro na hora para aproveitar!

        Curtir

  2. Liquidação da CHB hoje pelo Banco Central. Segundo Warren Buffet, o momento nao é para a renda fixa. Disse que muitos irao quebrar. Estava com 6% nessas LC’s, dentro do limite do FGC. Mas confesso que fiquei cabrero por 2 motivos: Assessor me vendeu essas LC’s 1, 2 e 3 meses antes do vencimento para eu nao ficar com o dinheiro parado em conta. Varios CRI’s e CRA’s sendo ofertados no secundário, e sem a possibilidade vc renegociá-los no secundario. Estranho, pois alguem está podendo, mas depois que vc compra nao pode. Estou pensando que o momento exige muita cautela, e é melhor procurar investimento em empresas que tenham ações na bolsa, pois dessa forma é possível acompanhar os balanços auditados.

    Curtido por 5 pessoas

    1. Veja, a crise é financeira devido a suspensão dos negócios. Empresa sem poder gerar lucro não sustenta dívida lançada. O risco de crédito ficou nas alturas para muitos. Isso ta uma loucura. Por hora não tivemos muitas quebradeiras. Ainda.

      Mesmo em empresas na Bolsa, os impactos ocorrem. Mas ai o risco vai pro mercado tb. Pra onde olhar tem que ter cuidado redobrado. Tem muita confusão pra vir.

      1.9 Tri nos EUA. Parcelas aqui. Capital ainda sendo jogado nas economias. Todos preocupados com a inflação, mas aplaudindo a grana extra. Não faz o menor sentido. Tem que ajustar. No momento existe uma disfunção, que é negado pelo mercado devido ao fluxo NUNCA visto antes de capital.

      Os que conseguirem ficar com parte esperando de fora do jogo, podem se sair muito bem depois. Ajustes e balanceamento devem ser feitos na hora da bonança. Tomar risco como se não existisse mais os próprios riscos a que se esta expondo? É loucura! Mas é isso que estamos vendo em alguns ativos.

      Paciência. E ter ao seu lado boas equipes de gestão. Essa é minha forma de passar por este momento. E claro, aproveitar pra pegar meus ativos prediletos com preços de pechincha nestes movimentos atípicos do mercado. Algo que não esqueço nunca: Preço barato faz qualquer ativo ruim virar bom. Preço caro faz o melhor ativo ficar ruim. Simples. E didático. Claro que possui suas variações e nuances. Pegar apenas a ideia da reflexão e pratica-la.

      Valeu!!!

      Curtido por 2 pessoas

      1. Vejo muitos ficarem refletindo sobre o FGC quebrar ou não dar conta.

        Se algum dos Grandes quebrar, esquece FGC. O sistema já tera ruído. O estrago estará dado e contaminará tudo (vide subprime nos EUA).

        O seguro proporcionado pelo FGC funciona. E ajuda bastante em nosso mercado. Sem ele, simplesmente secaria uma infinidade de possibilidades. Certo ou errado, seguro ou arriscado…ele esta ali pra permitir que sejam negociados títulos com segurança ate os valores determinados.

        A história e o histórico do FGC falam por si só.

        Meu avô sempre dizia: quando o Bradesco quebrar…o Brasil já terá quebrado alguns dias antes. Isso há mais de 40 anos…hoje a frase pode ser atualizada, mas ainda carrega um pouco de sabedoria popular. E que me ajudou muito a entender as coisas desde novo 😉

        Vida segue, gostando ou não do FGC ou de alguns dos títulos que ele protege…:-)

        Valeu!!!

        Curtido por 3 pessoas

      2. Bom, se algum dos bancões quebrar, o tesouro emitirá dívida para cobrir os devedores (pelo menos até um limite de X reais).
        Assim tem sido nos últimos 30 anos, no Brasil e no Mundo (com raras exceções, como a Islândia em 2008, por impossibilidade material, posto que o PIB do país era de X bilhões e os passivos bancários, de 4X bilhões).
        Tudo por questão de custos das alternativas postas (a-deixa quebrar e vê o PIB contrair 10%, 20% ou 30% , ou, …. b-socorre e vê a dívida pública sobre o PIB aumentar em 10%, 20% ou 30%). Os políticos, hoje, não pestanejam em optar por b.
        Não à toa os bancões são chamandos “too big to fail”.

        Curtir

      3. O Banco Central costuma intervir e/ou liquidar extrajudicialmente bancos médios e pequenos, nesses casos o FGC é acionado. Com bancão não dá para fazer isso… como intervir/liquidar um bancão onde todas as grandes empresas do Brasil possuem conta, e lá administram seu caixa e suas reservas? é como chegar para elas e simplesmente falar…”perdeu…passe no FGC e tente pegar R$250.000″. Para grandes bancos é usado o RAET, onde o Banco Central assume mas NÃO interrompe as operações, nesse caso o FGC não é acionado pois o Banco continua operando normalmente. No RAET a ideia é encontrar uma solução de mercado para a continuidade do Banco – aumento de capital, venda de ativos, venda do controle para um pool de empresas, etc… Foi o que aconteceu com o Banespa, BC assumiu administração, governo assumiu o controle e depois foi privatizado (Santander). O estrago de deixar um bancão quebrar tanto para o sistema financeiro quanto para economia seria muito pior.
        “Box” – 100% público – como pode quebrar?
        “Banco amarelo” – 59% de participação do governo – como pode quebrar?
        “Banco espanhol” – subsidiária do maior banco da zona do EURO – será que vão deixar quebrar?
        “Bancão laranja e Bancão vermelho” – juntos somam mais de 1/3 das atividades financeiras do Brasil

        As contribuições ao FGC é feita mensalmente pelas instituições aplicando a alíquota de 0,01% sobre seus passivos elegíveis ao FGC, aprox. 0,12% ao ano (isso é custo dos bancos que de alguma forma é repassado a sociedade). Essas contribuições geram receitas anuais de 3 bi ao FGC, sem considerar o rendimento da aplicação financeira dos recursos. Os recursos disponíveis no FGC vem aumentando anualmente, sinal de que a arrecadação é maior do que as indenizações. Com certeza se os recursos começarem a reduzir, essa alíquota irá aumentar de modo a ajustar os recursos do FGC. Da mesma forma que o governo aumenta os impostos das empresas para fechar suas contas, e essas os repassam para o sociedade, o FGC fará o mesmo com os bancos, e esses da mesma forma repassarão à sociedade.

        Curtir

      4. Como combinei de postar aqui o desfecho do Fgc, informo que na sexta foi depositado o valor que tinha na chb. Parabéns pela presteza ao FGC, esperava receber só mês que vem. Era pouca coisa, mas agora já tenho uns caramingua para cobrir o cheque especial e investir algo semana que vem

        Curtido por 3 pessoas

    2. O FGC diz que precisa das informações do liquidante a serem fornecidas pelo BC. A questao que fica: A CETIP nao foi criada justamente para garantir essas informações e que sejam fornecidas rapidamente? Já sao 10 dias e nada. É muita falta de vontade desses orgaos.

      Curtir

      1. Abrahao, alguma informação nova do FGC? Já fiz todos os passos do app, mas quando clico na opção para obter a garantia, aparece aguardando informações da liquidante, ainda. Parece que ainda está parado dependendo desta informação, mas tudo ainda dentro do previsto

        Curtir

      2. Ini, eu liguei no FGC e a informação passada foi a seguinte: O BC nomeia uma pessoa que será a “liquidante” para levantar as informações da CHB e passar para o FGC. Eu, sinceramente, acho um absurdo isso. Para que serve então o celo CETIP? Era justamente para nao precisar ficar “catando” informações. Estaria tudo registrado bonitinho em outro local. Ela disse ainda que devido a pandemia poderá demorar mais. Mas que após receber essa informação demoraria em torno de 14 dias para fazer a transferencia aos credores.

        Curtir

      3. “Informamos que o liquidante liberou as informações para que o FGC de sequência ao processo de pagamento da garantia. Neste sentido, confira abaixo as orientações a serem seguidas”.

        Entrar na página do FGC.

        Curtir

      4. Parece que agora está caminhando para um desfecho. Acessei o app, coloquei as informações adicionais pendentes e solicitadas. Próximo passo agora é assinar o termo de cessão de créditos, confirmar se os valores batem e aí receber na conta informada. Acho que até mês que vem recebemos

        Curtido por 1 pessoa

      5. Bom dia.
        Tinha investimento na DACASA liquidada ano passado, começaram a pagar com 40 dias. Acho que menos do que isso é bem difícil.
        Depois deste problema com a DACASA, comecei ser mais seletivo nas aplicações (simplesmente ignoro assessores), antes olhava apenas taxa, devido ao FGC, hoje analiso as instituições tanto no banco data quando no IF Data do Banco Central (ROE, Índice de Basileia, Índice de Imobilização, lucros consistentes e constantes), enfim, nada é 100%, por isso também procuro diversificar. Acredito no FGC, que nunca falhou, e não dou muita bola para esses terrorismos, tipo: “se um banco grande quebrar o FGC não consegue cobrir” ou “se diversos bancos médios ou pequenos quebrarem ao mesmo tempo o FGC não consegue cobrir”. Como dito aqui, o FGC honrou as 37 liquidações que tiveram até hoje. Nos últimos 15 anos a média foi de menos de uma liquidação por ano (e olhe que passamos diversas crises: subprime, Dilma agora a Pandemia).

        Curtido por 2 pessoas

      6. Para quem gosta de estatísticas. Site do FGC:
        As 37 liquidações que ocorreram até hoje totalizaram 10 bi de indenizações pelo FGC, sendo que:
        3 bi foram recuperados
        1 bi considerado prejuízo
        6 bi ainda constam a receber, referem-se grande parte as liquidações de 2012 para cá.

        FGC possui ativos de 83 bi (base 06/2020 – passivo insignificante):
        Sendo aplicações liquidez imediata 55bi
        aplicações longo prazo 20 bi
        valores a receber 8 bi (aqui deve estar os 6 bi das liquidações)

        Curtido por 1 pessoa

      7. Só à título de esclarecimento, as cooperativas tem um FGC próprio, o FGCC.
        É beeeem menor, primeiro porque os montantes segurados são menores e, segundo porque é bem mais recente sua criação.

        Curtir

      1. Sério!? Tenho alguns poucos caraminguas no banco pine também. Negócio é torcer para restituição do CHB sair antes da intervenção do banco Pine. Tá começando a ficar arriscado investir em crédito privado de banco/financeira pequeno/médio. O caixa do FGC é pequeno

        Curtir

      2. Meu caro, cuidado ao passar informações como esta. Esse banco tem rating BB+ da Fitch, Basileia acima de 11,00….., apesar de apresentar prejuízo, é um banco que continua nas prateleiras das principais corretoras. Área de risco destas corretoras e Bancos de Investimentos já teriam filtrado isso?…..
        Claro, que o Banco pode apresentar problemas. Não estamos livres. Mas me parece q ha outras financeiras e bancos em situação bem pior.

        Curtir

      3. Evs , 3 bi não seria problema se fosse caso isolado. Já tivemos ano passado dacasa, esse chb, possivelmente pine. Banco maxima tá com balanço bem problemático tb. Fgc além de não garantir banco grande, não garante vários bancos médios/pequenos em curto espaço de tempo

        Curtir

      4. Questão interessante seria ver como se compõe esse patrimônio de 75 Bi do FGC….se nele estão incluídos ativos podres ou ilíquidos tomados das instituições quebradas…
        Acho q esses ativos ficam no ativo das massas falidas, e o FGC fica como credor do montante que despendeu com o pagamento dos investidores

        Curtir

      5. E esses créditos referentes à sub-rogação nos créditos dos investidores resgatados, que o FGC
        tem frente às massas das entidades financeiras em liquidação, devem estar contabilizados nesse valor do patrimônio do FGC.
        São valores incertos e em regra, quirografários. Se seguir as regras contábeis, esses créditos devem ser acompanhados de provisões p/ perdas.

        Curtir

      6. Aparentemente esses 75bi são líquidos, pois tem mais 8bi de “Outros Créditos e bens mantidos para venda” que tem cara de ser esses “ativos podres” ( e também estão numa conta separada no PL)

        Curtir

      7. E grande parte desses 75bi estão aplicados em títulos do tesouro (seria interessante saber o percentual de quais), o problema é só se o somatório for chegando próximo desse valor. Por enquanto, tá tranquilo

        Curtir

      8. o basileia do pine está em 13%. So que um trimestre p/ outro isso pode mudar e por isso digo que na fila ele está proximo. Aconteceu igual com CHB. Saiu de 13,2% para -3,2% em um único trimestre. Pena eu nao ter dado atencao a isso no passado. Se nao me engano eu até vi, mas tenho a impressao que os dados eram outros.

        Curtir

      9. Ghost, nao seja ingenuo. Corretoras querem ganhar corretagem. Todas sao iguais ao filme “lobo de wall street”. Ninguem esta preocupado com vc. A minha corretora me vendeu CHB 1 mes antes da intervencao. E isso me deixou com a pulga atrás da orelha com outros investimentos que tenho numa categoria especial lá. Pq pra mim está óbvia a maldade.

        Curtir

      10. Pessoal, FGC é o seguro mais seguro do Brasil. Se ele quebrar, a situação aqui estará crítica em vários outros ativos. Os bancos estatais com certeza entrariam na jogada.

        Curtir

      11. Abrahao, como imaginei, vc apenas jogou o nome de um banco aqui no fórum, sem nenhuma analise. Há de se haver o mínimo de cuidado e responsabilidade, pois estamos em um fórum de acesso ao publico em geral. Como mencionasse acima, vc comprou títulos da CHB ha poucos meses por indicação de algum assessor. Sabe quando o Basileia baixou de 13 para -3 ?…..em junho de 2019…ou seja, ha quase 2 anos a instituição vinha com basiléia negativo. Demorou muito a intervirem. Veja q quando vc comprou, ou nao se informou, ou preferiu se arriscar. Nao existe almoço gratis.
        Ja o Banco que mencionasse, existe desde 1968, com ações na bolsa, com classificação de risco disponível, e ainda números saudáveis de basiléia e imobilização. Sem falar q a área de risco das principais corretoras ainda esta aprovando o papel e distribuindo em ofertas primarias nas plataformas. Quando o risco é maior, esses ativos somem das plataformas, e normalmente aparecem apenas no secundário. O abalo na imagem destas instituições maiores é muito mais danoso que eventual comissão q mencionasse. Sem falar nos processos. Então não há nenhuma ingenuidade, apenas uma percepção obvia.
        Volto a frisar, que nada impede dessa ou daquela instituição quebrar do dia p noite. Neste caso que mencionasse, os sinais ainda não estão claros. Temos muitas outras instituições em situações piores. De qq forma, ficar dentro do FGC é mandatório.

        Curtido por 4 pessoas

      12. ghost, vc é muito ingenuo ou trab vendendo titulos mobiliarios e se sentiu prejudicado. De qlqer forma, pouco me importa sua ingenuidade ou seu interesse. Quem tem responsabilidade pelo dinheiro deve ficar atento a isso que levantei.

        Curtir

      13. Nenhuma nem outra. Invisto há uns 25 anos, e como tal me senti no dever de esclarecer algo mal colocado num fórum, que centenas, milhares de pessoas acessam.

        Curtir

      14. O fórum é sobre LCI e LCA. De qualquer forma acho importante deixar anotado que já detive o LCA de um banco que quebrou. Não vou citar o nome.
        Demoraram 3 meses para pagar. Para piorar foi em um banco definido pelo FGC no centro da cidade no pior lugar possível para receber a grana.
        Eu sempre que posso tento evitar dor de cabeça.

        Curtir

      15. Louvável a iniciativa do colega de nos manter informados sobre a liquidez de instituições financeiras e próximos candidatos a bancarrota.
        Mas, quando se tratam de instituições financeiras, temos que tomar uma precaução extra para falar, muito maior do que quando citamos corretoras, que já fazemos de modo cifrado.
        Seria prudente dar as informações objetivas, embaralhar o nome da instituição e evitar dizer coisas como “o próximo a quebrar será o banco X”.
        Isso porque a legislação sobre crimes financeiros é bem rigorosa, e tem como objetivo evitar que se alastrem boatos que possam causar corrida de investidores aos caixas, pânico, instabilidade e quebras no sistema bancário.
        Como o colega não teve nenhuma má intenção, creio que seja prudente que os adm do forum deletem a citação de um banco no comentário, para evitar dar margem a qualquer alegação.

        Curtir

      16. Citar o nome da instituição faz parte do jogo. De qualquer forma existem as empresas de classificação de risco. Nada confiáveis. Mas se essas empresas de classificação de risco já colocam uma nota baixa para a instituição é pq a realidade é muito pior.
        Esse cartel de bancos no Brasil existe por um motivo. Quebra dos pequenos e médios.

        Curtir

      17. axtro, sofrer intervencao é totalmente diferente de quebrar. O BC liquida a entidade antes de o problema estourar de vez. É uma protecao, na verdade. Já sao 40 dias da intervencao no CHB e ninguem recebeu ainda. Isso é muito chato. Estou realmente chateado por terem me vendido isso 1 mes antes da intervencao. Eu realmente estou com os 2 pés atrás com as corretoras. Todo corretor so quer a comissão. Isso inclusive em seguros, imoveis, etc. Nao da p/ criar vinculo de confianca, nao.

        Curtir

      18. Fique tranquilo abrahao, nós vamos receber. Tava lendo uma matéria da exame e vi que o FGC já foi acionado 37x desde sua criação em 95. O tempo médio de liberação de recursos no últimos 10 anos foi de 3 meses, ainda estamos no prazo e acho que não vamos passar. Claro que quanto mais rápido melhor, pq bloqueado lá o dinheiro não rende. Agora estamos na fase final, é só conferir valores, assinar o termo (quando disponibilizado) e esperar o crédito em conta.

        Curtir

      19. Mas 40 dias é muito pouco, mal dá tempo de levantarem os credores, ainda mais dessas financeiras que foram distribuídas por diversas corretoras. E você não deve receber só o principal, mas o valor corrigido pela taxa que vc aplicou.
        Na época em que recebi o FGC do Banco BVA, recebi em uns 40 dias, mas porque eu havia aplicado diretamente na agência do Banco. Mas quem havia comprado via corretoras só recebeu após 3,5meses. Mas li algo sobre ter acabado essa diferença de prazos.

        Curtir

      20. O problema no caso de inst. financeiras(que tb abrangem corretoras), e que o art. 3° da Lei 7492/86 é muito amplo: Divulgar informação falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituição financeira.

        Curtir

      21. Eu gosto de fazer minhas próprias análises e pesquisar na internet, e aqui mesmo no fórum, onde obtemos dicas mais confiáveis do que as passadas pelos assessores de corretoras de 2 e 3 letras, que na verdade estão fazendo papel de empurradores de lixo para investidores novatos, e assim estão garantindo lucros bilionários para essas corretoras. Atualmente, dica de assessor é pior do que a de gerente de banco.
        Eu só mantenho conta nessa 2c para ver cotações no app trader e para fazer reservas quando perco o horário nas outras corretoras, já que lá costumam deixar as reservas abertas até mais tarde.

        Curtir

      22. Axtro
        Anteriormente, assessor encaminhava material, falava mil maravilhas de determinado produto e não tinha como trocar ideia, ver outro lado etc

        Hoje, aqui no blog, a procura de dados, a visão dos colegas e os pontos que devemos nos ater ao aportar nos ajudam muito

        Curtir

  3. A inativa está com LCI com liquidez diária (após o 90º dia) pagando 106% do CDI.
    Para quem se interessar em rentabilizar melhor a reserva de emergência, vale a pena estudar.
    NÃO é indicação ou recomendação, apenas INFORMAçÃO!

    Curtir

    1. É, pessoal, cuidado com a reserva de emergência. Teve fundo DI com 100% em tesouro selic com cota negativa ontem e hoje deve ficar também. E tem gente que achava que tesouro selic não variava no terreno negativo. Tô pensando em deixar a minha no CDB ou LCI mesmo, já zerei meu tesouro selic.

      Curtir

      1. Bom, vou tentar explicar, me corrijam se estiver errado: a rentabilidade negativa nesse caso se dá pelo ágio/deságio no título: na compra ele saí a preços de agora a SELIC+0,079% e na venda a SELIC +0,089, uma difernça de 0,01% que se você comprar um título cheio chega a cerce de R$5,00 por título. Como a marcação dos fundos é a mercado, as cotas estão vindo negativas. Teve um leilão de título ontem que o governo não ofertou LFT (tesouro selic), parece que não está havendo demanda pelo mercado a estas taxas atuais, assim o spread tem que aumentar e a taxa fica negativa. É uma coisa rara mas que acontece, principalmente quando as taxas parece não estar refletindo a realidade e as curvas mais longas de juros. A ponta mais longa já deu uma esticada hoje

        Curtir

      2. Não me incomoda estas variações diárias. Os fundos irão no mensal e anual seguir a Selic

        Reserva de emergencia não me obriga a usa-la todos os dias. Logo, olhar o diário pra elas não tem sentido pra mim. Me preocupo com a inflação. Aqui a reserva de emergencia esta no negativo faz tempo….e muito NEGATIVO 😉

        E como não tem solução…de tempo em tempo compensar a reserva com a perda da inflação (+ aportes) 🙂

        Valeu!!!

        Curtir

  4. Pessoal,

    Ainda sobre o bancão amarelo (BB), embora não se trate de LCI, há lastro em debêntures incentivadas da VALE com vencimento de +- 6 meses, pagando IPCA + 0,10%.

    Considerando a isenção do IR e que as taxas de NTN-B neste vencimento estão abaixo da inflação (IPCA -0,6%…quem diria?), pode ser interessante para aquele dinheiro não ficar parado no curto prazo…

    Equivale a +- um CDB pagando 120% do CDI, p/ uma inflação estimada em 1,9%a.a.

    Só reforçando que NÃO é indicação de NADA, apenas um alerta para quem tem interesse em investir no curto prazo.

    Curtir

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.